PONTO DE ENCONTRO CAMARALOBENSE

Bemvindo ao Fórum "PONTO DE ENCONTRO CAMARALOBENSE".

  1. Se pretender escrever uma nova mensagem pressione em POST.
  2. Se pretender ler uma mensagem escrita neste FORUM, pressione o link correspondente ao seu título.
  3. Se pretender dar resposta ou comentar o conteúdo da mensagem escrita, pressiorne REPLAY.

PONTO DE ENCONTRO CAMARALOBENSE
Start a New Topic 
Author
Comment
Procuro livros e postais antigos sobre Câmara de Lobos. Urgente!

Boa Tarde!!
Chamo-me Uriel Abreu e sou um filho da terra.
Encontro-me neste momento a efectuar uma Tese de Mestrado intitulada, “Avaliação dos Riscos Naturais e os seus Impactes no Ordenamento do Território: Aplicação ao Município de Câmara de Lobos – Construção de um Sistema de Gestão Ambiental em Ambiente de S.I.G.`s”.
Mando este email na esperança que alguem me possa auxiliar numa resenha histórica Camaralobense, sobre desastres naturais, isto é, ando a efectuar um levantamento detalhado sobre aluviões, sismos, tempestades, tsunamis (Cabo Girão), deslizamentos (Achada do Curral), etc, de modo a averiguar a susceptibilidade do concelho aos riscos naturais.
Para tal necessito de livros, uma especie de anais do concelho (como existe em Machico ou na Ribeira Brava), postais antigos ou alguma informação que me fosse util.
Se alguem me pudesse ajudar ficaria bastante grato...

Despeço-me com a maior das considerações
Uriel Abreu

Re: Procuro livros e postais antigos sobre Câmara de Lobos. Urgente!

Caro Uriel
Infelizmente não existem Anais sobreo concelho de Câmara de Lobos, pelo menos que se saiba.
Relativamente ao tema do seu trabalho e tendo em conta os conhecimentos que tenho, provenientes da consulta de jornais do século XX e alguns do século XIX São poucas as referências relativamente a tais ocorrências.
Contudo é possível encontrar referências a:
1)A aluvião que em 1803 fustigou a Madeira.
2)A quebrada do Cabo Girão, ou melhor das rochas do Rancho, sobranceiras ao mar ocorrida em Março de 1930 que causaram um verdadeiro tsunamis, pelo menos nos efeitos.
3)Ameaça de derrocada das rochas sobranceiras ao mar colocando em risco algumas habitações do Complexo Habitacional do Serrado do Mar.
4)Derrocada na Fajã Escura, no Curral das Freiras (Diário de Notícias, 18 de Fevereiro de 1956).

Manuel Pedro Freitas